terça-feira, 22 de novembro de 2011

24 de novembro:Dia de Ação de Graças(Thanksgiving day)

Agradecemos ao Senhor por tudo que pudemos realizar neste ano de 2011,nossas lutas e vitórias.Como os peregrinos escolheram um dia para agradecer pelas boas colheitas.Neste dia agradecemos também pelas grandes colheitas que fizemos na Escola Araribóia.

Enilda Violetti

EEEFM Araribóia(Pancas -ES)

Saiba o porquê do nome da Escola Araribóia

Araribóia  que em tupi  significa “cobra feroz” ou “cobra da tempestade”, foi cacique da tribo dos Temiminós, do grupo indígena Tupi, que se localizavam na Ilha de Paranapuã, na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro .Quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Baía de Guanabara, em 1555.A tribo temiminó tendo perdido as suas terras seguiu para a então Capitania do Espírito Santo , onde reorganizaram a sua aldeia, foram catequizados pelos jesuítas.Índio corajoso e leal, ajudou os portugueses na luta contra os franceses.praticou muitos atos de heroísmo.. Entre eles conta-se que atravessou a nado uma grande extensão de águas na baía de Guanabara para liderar o assalto ao Forte Coligny e incendiar o depósito de pólvora da fortaleza que os franceses ali haviam construído em 1556 logo em seguida à tomada da ilha na baía de Guanabara.  Com o auxílio de Araribóia os portugueses conseguiram vencer decididamente a luta contra os invasores liderados por Nicolau Durand de Villegainon.   Temos que ter orgulho da nossa escola ter o nome desse guerreiro e mais orgulho de carregar en nossos peitos o simbolo do valente índio araribóia em nossos uniformes, E.E.E.F.M Araribóia é  a única escola estadual de Pancas, comandada pelo diretor Luiz Roberto Ulich.
Jordana e Geislane(2ºV01)

Mateus Ferreira Amorim(2º V02)

Garoto Araribóia 2011

Sem dúvidas, a EEEFM Araribóia reúne os garotos mais cobiçados em relação a tantas outras escolas de Pancas, Espírito Santo.
Diante do assédio sofrido por alunas de todas as idades, nós, Carolini Verdan Brandão e Jaqueline Siqueira da Motta, 2ºV02, decidimos eleger aquele: o mais bonito, simpático, atraente e sensual! O GAROTO ARARIBÓIA!
Confessamos que não foi nada fácil! Muitos se deixaram levar pela timidez... Mas, o Top 5 foi formado:
Depois de um árduo trabalho de pesquisa de votos para eleição do grande vencedor, chegamos a um resultado,
contando com a colaboração de 123 eleitoras. E, com aproximadamente 44,74% dos votos, o nosso Garoto Araribóia é Mateus Amorin Ferreira(2º V02)
Contra: Caíque (36,58%), Luan (9,75%), Lucas H. (4,87%), Marlon (4,06%).
Agradecemos a todos pela participação! Talvez você que não participou tivesse muitas chances de ganhar, mas pela vergonha deixou de participar. E aos que não ganharam, terão próximas oportunidades, aliás, se entraram para o Top 5, é porque cada um de vocês tem capacidade de vitória!


Luan 2ºV01
Lucas Honorato 1ºV03
Caique 3ºV01
Marlon 8ªV02
Mateus 2ºV02

 Parabéns Mateus!

Alunas do Ensino Médio e professor Odirley (Jogos na Rede)

Editorial

Um sonho que se tornou realidade

A criação do novo jornal escolar, Ararinews, fora uma iniciativa da professora Enilda Maria de Santana Violetti dos alunos das 8ª séries e 2º s e 3º (matutino e vespertino) da EEEFM Araribóia, com o objetivo de manter os alunos e a comunidade informados e sobre os eventos escolares e as notícias recentes.
O jornal fora escrito pelos próprios alunos, tendo como base expor o cotidiano escolar e os principais temas da atualidade de maneira criativa, distinta e original. O Projeto Formando Autores e Leitores foi a motivação que faltava para que os alunos valorizassem à leitura e desenvolver as produções de diferentes gêneros textuais.Esse foi um grande progresso da escola, pois além de estimular os alunos de uma forma inovadora e prazerosa, divulga os novos acontecimentos e trabalhos em nossa unidade de ensino.
A equipe pedagógica,os demais professores e o diretor Luiz Roberto Ulich foram os grandes incentivadores e deram total apoio aos idealizadores para o jornal, que a partir do ano de 2012 será publicado trimestralmente. Os alunos utilizaram como fonte de pesquisas e construção, o laboratório de informática da escola (LIEd), contando com o auxílio dos estagiários (Stella Marys 3º “M01”; Carolaine Gomes 3º “M01”; Mateus Haese 3º “M01”).
O que antes se limitava em apenas um sonho agora é uma realidade, o Ararinews representa mais uma conquista de todos que acreditaram que esse propósito poderia se concretizar.

Luan Rangel (2º V02) e Carolaine Gomes (estagiário do LIEd

Roteiro do projeto de combate às drogas


1. Identificação
Nome do cursista
Tony Teixeira Leite
Nome da Escola: EEEFM Araribóia                     Local (cidade/estado) Pancas- ES          
Série: Ensino médio e fundamental                     Número de alunos: 900 alunos  
Professores envolvidos:
Anicéia de Oliveira Barbosa, Ester Miriam Gonçalves, Geraldo Valério Brandão Filho, Raquel Barbosa de Oliveira, Tony Teixeira Leite
               
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Drogas conscientização dos jovens e adolescentes.
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Vemos as necessidades de conversar abertamente este tema com nossos alunos, que nos veem não apenas como professores, mas também como amigos, aos quais eles podem confiar. Sabemos do desafio, mas estamos totalmente inteirados com a nossa realidade, de saber que não há hoje  jovens e adolescentes que nunca ouviram falar do assunto.
Por que?

4. Objetivo (s)
Conscientizar os alunos, pais e também demais colegas professores, de que este tema, não é mais apenas um tabu da sociedade, mas também um dilema que vários de nós estamos sujeitos a encontrar esta realidade em sala de aula.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
Artes visuais, com exploração de imagens e filmes; relatos sobre os problemas causados pela dependência; informação com palestras de autoridades no assunto e de quem conseguiu se livrar do vício.
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais) 

6. Disciplinas envolvidas
Artes, Filosofia, Sociologia e Química.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Apresentação de palestras; interação com os jovens e adolescentes, com apresentação de paródias sobre o assunto, passeatas com cartazes e demonstração dos efeitos das drogas no nosso organismo através de slides.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Data Show, instrumentos musicais, cartazes.

9. Registro do processo
Registro através de fotografias dos eventos,slides,depoimentos,vídeos e outros

10. Avaliação e Resultados esperados
Esperamos atingir a maior quantidade de pessoas o possível, pois sabemos que com a informação necessária, poderemos retirar alguns jovens deste problema que tanto corrói a nossa sociedade.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Evento, cartazes ,blog,  jornal da escola(Ararinews) , da cidade(O Pedregulho) e outros
Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas
Jornal A Gazeta – 17/07/2011
Sites, vídeos, livros...filmes






Projeto:Combate às Drogas

EEEFM Araribóia mobiliza contra às drogas

A mobilização de combate às drogas a realizada pela escola Araribóia em setembro de 2011 resultou muitas  atitudes positivas dos alunos além de podermos apreciar os vários talentos  teatro,produções textuais ,danças e participação nas palestras. O evento foi concluído com uma passeata pelas  ruas da cidade que mobilizou toda a comunidade.                         Lucas e  Rômulo (2ªv01)

Entrevista

Diretor: Luiz Roberto Ulich






Alunas: Diretor há quanto tempo o Senhor trabalha nesta escola como diretor?
Diretor: Há 19 anos
Alunas: Quais foram os diretores que já atuaram nesta escola?
Diretor: Ilda Figueira da Silva, Tereza Borgo Cipriano, Neuza Martim de Miranda, Oneida Fonseca, Nilda Cosme, Nilda Vigna, Marize Carreiro, Ireni Euzébio Ribeiro, Carmen Zanotelli Grobério, Alci de Oliveira Reis, Maria da Conceição Mageste e outros
Alunas: Quantos alunos e funcionários têm na escola?
Diretor: Tem 951 alunos e 69 funcionários(36 professores)
Alunas: Quantos anos têm a escola?
Diretor: 75 anos
Alunas: Há algum projeto do Secretário da Educação para construção de uma quadra de Esporte nesta escola?
Diretor: Todos os diretores que passaram por esta escola e eu já solicitamos ao Secretário de Educação a construção de uma quadra e o atual Secretário Klinger Barbosa Alves confirmou a mim e a Superintendente Mariceles Caetano que irá construí-la.
 Alunas: Tem possibilidade de funcionar um Grêmio Estudantil na nossa escola?
Diretor: Sim, porém é uma instituição de muita responsabilidade.
Alunas: O Senhor acha que com o Grêmio os alunos poderiam interferir para melhorar a  escola e organizar mais eventos culturais?
Diretor: Acredito muito nisso.

Alunas: Geislane  Jordana(2ºV01)



Diretor: Luiz Roberto Ulich








quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entretenimentos

Piadas


1.João perguntou a Marcelo!                         
-  Por que Adão não tinha sogra?
-Porque ele morava no paraíso.
Mateus Almeida(8ª M 02)
2.Maria diz a seu filho:
-Parece que tudo que eu te falo entra em um ouvido e sai pelo outro .
Ele responde :
-Claro é por isso  que eu tenho dois
Edelaine  e Wélida(8ª M 02)
3.O Bêbado
Tinha um bêbado batendo em um poste de luz :
_Toc... toc ...
Passou dois homens e disse:
-Não tem ninguém em casa .
E o bêbado disse:
-Tem sim a luz
4.100 ANOS
A mulher chega e pergunta ao marido:
_Amor onde está aquele livro que ensina como viver 100 anos?
O homem responde:
_ Joguei fora muié.
E a mulher pergunta:
_ Por quê?
E o homem responde:
_Amanhã a sua mãe virá aqui em casa e eu não quero que ela leia esse livro.
Amanda Alves e José Welington(8ªV01)




Você conhece Justin  Bieber ?
Então acerte as informações sobre ele.


Ele tem 17 anos,e conhecido mundialmente,esteve no Brasil recentemente , tem milhares de fãs . Vocês já sabem de quem estamos falando?JUSTIN BIEBER .Vamos ver se vocês sabem tudo sobre ele? Faça o teste e descubra agora.
1.Justin Bieber nasceu em 1 de maio de 1994,em Stratford,E.U.A.
( )VERDADEIRO           ( )FALSO                                 
2.Como todo Pop Star que se preze,Justin adora se jogar na balada.Ele sempre e visto em casas noturnas ao lado de seus amigos.
( )VERDADEIRO        ( )FALSO
3.O presidente norte-americano,Barack Obama,é fã de Bieber.Ele foi convidado,junto com várias personalidades,como J.K. Rowling e jogadores de basquete,para um evento na Casa Branca,no natal de 2009.
( )VERDADEIRO    ( )FALSO
4.Justin e super fã de Chuck (ator e lutador de artes marciais,famoso por seus filmes de luta).O cantor sempre twitta e fala sobre ele em entrevistas.
( )VERDADEIRO     ( )FALSO
5.Uma verdadeira formiga,Justin adora ganhar doces de seus fãs?
( )VERDADEIRO    ( )FALSO
6.Justin tem fobia de aranha?Sempre que ele vai viajar,alguém da sua equipe tende verificar se há alguma aranha escondida em seu quarto de hotel.
( )VERDADEIRO    ( )FALSO
RESULTADO
De 0a2
No mundo da lua você não sabe nada mesmo do Justin
De 3ª4
Suficiente você não e muito fa do fofo
De 5a6
Bieber expert arrasou,sabe tudo sobre o fenômeno
RESPOSTAS
1falso                              4 verdadeiro
2falso                             5 falso
3falso                              6 falso

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Releitura da Obra Mémorias Póstumas de Brás Cubas(Machado de Assis)

Trabalho de Leitura (2ºV01)

A busca para o sutiã perfeito








Os sutiãs são na maioria das vezes uma marca da mulher. Muitos profissionais tentam descobrir o sutiã mais perfeito, aquele que mais combina e que mais agrada.  Os modelos são diversos vão dos discretos aos mais extravagantes, com bojo ou sem bojo, conforto e beleza reunidos. Sua função é sempre a mesma: sustentar, dar comodidade e também segurança não abrindo mão da beleza.  A peça é símbolo da liberdade feminina, 100 anos depois da sua invenção ainda não existe “o sutiã perfeito”. Mas cientistas e profissionais no assunto buscam a cada dia encontrar o sutiã perfeito. Vendedor de uma loja de peças intima dizem: muitas mulheres buscam peças parecidas com top, estilo nadador para as atividades físicas e dizem que a busca dos sutiãs mudou muito ao longo do tempo.O mastologista alerta para os cuidados com a qualidade das peças porque quanto maiores os seios maior é o impacto, por isso muitas mulheres sentem dor ao praticar exercícios físicos.


Mito ou verdade


Cientistas querem testar a resistência das peças mas para mulheres o sutiã ideal tem que ser sexy bonito e confortável.


Dormir com sutiã de bojo faz mal aos seios?


Naturista Cristão: ‘É evidente que faz! Aliás, dormir com QUALQUER sutiã faz mal, eles comprimem os seios e impedem a circulação sanguínea e linfática. Ao invés de se preocupar se eles ficarão "deformados", preocupe-se se essa estrangulação linfática poderá ou não lhe induzir ao câncer de mama. Na verdade o ideal seria não usar sutiã nenhum nunca. Então pelo menos na hora de dormir dê uma folga para os teus seios’.
Gabyzinha: ‘Eu sempre durmo de sutiã de bojo, mas eu tenho 15 anos e tenho medo de que ele fique deformado ou algo parecido’


O que é melhor sutiã com ou sem bojo?


Bianca(1ºV02)


“Eu prefiro com bojo, porque deixa os seios maiores, e aparenta ser durinhos.”
Géssica Costa(2º V01)
“Depende do modelo do sutiã,pois alguns possuem peças ou detalhes que podem machucar,muitas vezes ao acordar sentimos dores no local”.
Claudiane(2ºV01)
“Eu particularmente não durmo com sutiã pois me incomoda e quando eu acordo sinto muita dor nos seios”.
Brenda(2ºV01(
“Bom eu não gosto de dormir de sutiã,gosto de ficar bem à vontade,pelo fato dele apertar muito e porque não faz muito bem a saúde.tem sutiãs que possui peças que possam machucar.
Maria Gabriela(2ºV01)
“Bom eu ouço dizer muito que dormir de sutiã não faz bem,mas é bem difícil eu dormir sem.Uso um sem costura que não incomoda.Acredito que esses modelos sem costura não causam problemas,pois são muito confortáveis”.


Sutiã com ou sem bojo?Entre todas as alunas entrevistadas ,a preferência foi o sutiã com bojo,segundo elas  é mais confortável, dá mais volume,segurança,os seios ficam maiores e mais firmes.
Lorraine e Raiane(2º V01)

Teatro

Semana Teatral
Período: 22/08/2011 a 26/08/2011
Professora: Enilda Maria Santana Violetti
Público Alvo: 2ºM01 e 02; 2º V01 e 02 e 3º V01
Disciplina: Língua Portuguesa
Cronograma de Apresentação
2ª- feira: 22/08/211


Matutino

2ª aula: 2º M01-Inocência (Visconde de Taunay)

4ª aula: 2ºM 01- O cortiço (Aluisio Azevedo)

Vespertino

2ª aula: 2º V 01-O Mulato (Aluisio Azevedo)

4ª- feira: 24/08/211

Matutino

1ª aula: 2º M02 - Dom Casmurro (Machado de Assis)

3ª aula: 2ºM 01- A Mão e A Luva (Machado de Assis)

5ª aula: 2º M02- Dona Flor e seus dois maridos (Jorge Amado)

 Vespertino

4ª aula: 2º V 02 - Dom Casmurro (Machado de Assis)

5ª aula: 3º V 01- Triste fim de Policarpo Quaresma ( Lima Barreto)

5ª- feira: 25/08/211

Matutino

5ª aula: 2º M02 - O cortiço (Aluisio Azevedo)

Vespertino

2ª aula: 2º V 02- O cortiço (Aluisio Azevedo)

4ª aula: 3º V 01- O cortiço (Aluisio Azevedo)

5ª aula: 2º V 01- Dom Casmurro (Machado de Assis)

6ª- feira: 26/08/211

Matutino

1ª aula: 2º M01- Dom Casmurro (Machado de Assis)

3ª aula: 2º M02

Vespertino

2ª aula: 2º V 02 - Inocência (Visconde de Taunay)

4ª aula: 3º V 01-  Os Sertões (Euclides da Cunha)

5ª aula: 2º V 01 - O cortiço (Aluisio Azevedo)




Formando autores e leitores

  1. Identificação:
    EEEEFM Araribóia
    Disciplina:Língua Portuguesa
    Período:07/02/2011 a 30/11/2011
    Alunos: 9º ano(EF),2º e 3º (EM) matutino e vespertino
    Professora:Enilda  Maria de Santana Violetti
    Ponto de contato:

História,Inglês,Espanhol,Física,Matemática ,Ed.Física,Geografia e Arte

Nº de alunos envolvidos: 700
Pedagógico:Lorena Zanotelli Grobério
                     Jeanine  Schumacher
Diretor:Luiz Roberto Ulich
SRE:Colatina
Pancas –ES

2.Tema:Formando Leitores e Autores





3.Justificativa:

“A preocupação com a qualidade do ensino é cada vez maior em nosso país, dados comprovados pelo IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação), confirma que os brasileiros adultos não conseguem ler e escrever e fazer contas”.

Os próprios indicadores das escolas (em particular E.E.E.F.M. Araribóia) têm revelado um grande número de alunos com resultado desfavorável e de acordo com o PAEBES e ENEM, a dificuldade maior está na leitura, interpretação e produção.

Através de uma iniciativa coletiva entre professores, pedagogos e diretor, a escola desenvolveu e tem desenvolvido um trabalho pedagógico de leitura e produção textual, a fim de mudar esses dados.

Porém partindo do propósito, segundo Ana Gonzaga, Nova Escola Especial.

“Os professores também precisam ser bons leitores escritores”.

Ana Gonzaga (novaescola@atleitor.com.br)

4.Objetivos:

  • Ampliar a competência  comunicativa;
  • Conviver, crítica e ludicamente, com situações de produção de textos, atualizando em diferentes suportes e sistemas de linguagem – escrita, oral, imagética, digital entre outras;
  • Descobrir  a importância da leitura à formação da cidadania;
  • Apreciar a literatura a fim de melhorar as produções  de texto  escrito e oral;
  • Reconhecer os diferentes gêneros textuais:editorial, artigo de opinião,carta ao leitor,crônica,conto ,romance ,música e outros;
  • Produzir editorial , Crônica ,carta ao leitor,carta argumentativa e artigo de opinião.

5.Ações:


  • Visita à biblioteca  e comparação da  leitura de diferentes gêneros textuais;
  • Pesquisa na internet  sobre vida e obras dos cronistas, contistas e romancistas da literatura brasileira e capixaba;
  • Leitura de editoriais e crônicas dos jornais e revistas;
  • Apresentação das características do editorial e crônica;
  • Apreciação das histórias de vida de cada aluno ;
  • Produção de crônica,carta argumentativa, carta ao leitor, editorial e artigo de opinião no  caderno  e no editor de texto;
  • Apresentação e  mostras dos textos produzidos  no data show;
  • Publicação dos textos no jornal  e  blog da escola  e da comunidade;
  • Mostra de pinturas retratando as obras dos clássicos da literatura brasileira e capixaba.



6.Recursos didáticos:
Lousa,livro didático,livros literários,revistas, jornais, murais,material audiovisual,  computador(internet),diversidades de tipologias textuais,vídeo(DVD),rádio(CD),aparelho de  som, microfone, data show e outros

7. Referências Bibliográficas:

}  Livros literários:Crônicas(Rubem Braga e Jô Soares)                                  

}  Jornais:Crônica (O PEDREGULHO ,A TRIBUNA e A GAZETA)

}  Livro didático:

}  PORTUGUÊS(Ensino fundamental)I.Rodrigues,Flávio Nigro.II.Campos,João Rocha.III.Adolar.IV.Galvão,Jean.V.Weigand,Roberto.VI.casal,Samuel.VII.casal,Samuel.VII.Título

}  Espírito Santo (Estado) Secretaria da Educação.Ensino Médio.área de Linguagens e Códigos/Secretaria da Educação-Vitória:SEDU,2009

}  132p.26 cm-(Currículo Básico Escola Estadual; V. 01)

}  MUSSAIN, Fernanda. Linguagens práticas de leitura e escrita , volume 1. São Paulo: Global: Ação Educativa

}  Assessoria. Pesquisa e Informação,2004.(Coleção viver, aprender).

}  Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Academia Brasileira de Letra: 5 ed.– São Paulo: Global,2009.


}  www.amopancas.com.br    

}   www.educacao.es.gov.br


}  www.domiopublico.gov.br



8.Avaliação:

Durante todo o desenvolvimento do projeto.



9.Anexos:

Slide(power point), fotos,teatro,textos manuscritos e impressos,mapa conceitual,Jornal AriNEWS  pintura em tela e blog.





“Aquele que lê muito e anda muito,vê muito e sabe muito.”
(Miguel de Cervantes Saavedra)

Ler para escrever



“Textos informativos têm a função de abordar algum fato,transmitir dados,atualizar conceitos  e ensinar sobre um tema.Isso é o que  ocorre em reportagem de revistas,verbetes de enciclopédias,notícias de jornais,artigos de divulgação científica e livros didáticos.É sempre gostoso ler um texto com um estilo inventivo e bem escrito.Mas,no caso dos gêneros informativos,não resta dúvida: a ênfase é sobre o conteúdo que se escreve.”

                                                   Beatriz Santomauro,Nova Escola- Especial Produção de texto p.41



Ensinar a escrever para formar autores

“Até meados do século 20, as aulas de redação eram momentos de treino de caligrafia e não havia preocupação em explorar os aspectos discursivos do texto.Depois,e até bem  pouco tempo atrás,ensinar a escrever estava relacionado somente ao trabalho com a gramática.De lá para cá,muita coisa mudou  e hoje o trabalho com a escrita é focado nos diversos gêneros.Porém ensinar  a escrever é ainda mais proveitoso se elas forem orientadas a aperfeiçoar cada vez mais o processo de produção do texto”.

                                                                                                                                           Artigo Márcia V. Fortunato