sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Estou aposentada

No dia 26 de agosto de 2015,com 50 anos de idade,eu solicitei a minha aposentadoria, e ela me  foi concedida graças a Deus.Até aqui ,foram somados 29 anos,9 meses e 1 dia de trabalho.Agradeço muito ao Senhor , a minha família, aos meus ,colegas de trabalho , alunos e amigos, por  terem me proporcionado momentos inesquecíveis nesta trajetória.
Logo ,o que me tornou realizada, foi trabalhar como "a profissional professora",por amor ,nunca quis me ausentar da  sala de aula , nunca a tive  "como bico", mas com dignidade,pois foi nela que criei vínculos que jamais serão esquecidos,porque sempre  busquei aprender todos  dias, em cada desafio, hoje estou muito feliz e realizada.
Por enquanto quero ficar atoa,acordar a hora que eu quiser,dormir o horário que eu quiser,assistir "Vale a pena ver de novo",bater papo sem preocupar com horário e ir a escola principalmente no final do trimestre, e olhar os colegas trabalhar enquanto eu ficar deitada no sofá  kkkkkkkk .
Obrigada pelas manifestações de carinho de todos.Abraço
Enilda Maria de Santana Violetti(aposentada) beijinho no ombro....

Chegaram os clássicos novos para a biblioteca

Bruno e Marco Antônio(1ª M01) saboreando a leitura com os novos clássicos

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Abertura dos Jogos na Rede- Colatina( ES)

Estamos na  Rede

Alunos do Araribóia

Apresentação da Escola

Cíntia Vermelho Pancieri :Diretora da EEEFM Araribóia-Pancas (ES)


Mostra:Semana de Arte Moderna

  “Entrar, passear, tocar literalmente em todas as partes e pessoas do quadro”( algo que os alunos denominaram de “tela viva”). Alunos  das séries: 3ª M01 e 02,martelam, pintam, serram, montam. As mãos mergulhada sem tinta. Esse é o início da viagem proposta de forma interdisciplinar entre a aula de Língua portuguesa e Arte sobre Anita Malfatti  e Tarsila do Amaral que nos levou à  fazer exposição.  E foi após assistirmos a DVDteca   sobre a  Anita  Malfatti : Modernista por natureza que surgiu a idéia de transformar pinturas bidimensionais em obras tridimensionais, numa das salas da escola e tendo como suporte isopor , papelão, madeira tecidos papéis , utilizando,para isso, pinturas, colagens. Obras que geraram trabalhos desafiadores, na percepção das cores, perspectiva,ordem, equilíbrio.
    O acompanhamento dessa produção, com nutrições estéticas ampliou  as possibilidades de aproximar os alunos  das obras de artistas envolvendo –o na tentativa de levá-los a fazer a ordem inversa do autor com a obra  pois o autor  observa a paisagem e a traz para a forma bidimensional e o aluno utilizando o bidimensional tenta reproduzi-lo no tridimensional.
                                                          Professora Martinha Leandro












Convidados:Alunos da EMEF Oraide Gomes de Miranda

Convidados:Alunos da Cooepa

Convidados:Alunos do EMEF Henoc Pereira

Obra:Abaporu(Tarsila do Amaral)



Atividades da Semana Cultural


As atividades culturais foram realizadas, na EEEFM Araribóia, no período de 27 a 31/07/2015,alunos professores e gestores empenharam e realizaram um trabalho fantástico acompanhe:

Desfile de Moda :Professora de espanhol Sara Amorim


Desfile:Caroline e Daniel -3ªV01
Alunos 3ªV01
Isabela -3ª V01

Literatura:Romantismo no Brasil:Professora Enilda Violetti
Carta de Amor:Daniele -2ªV01
Os alunos do 2ªV01 realizaram leituras de vários clássicos e reproduziram através de textos em prosas ,versos e dramatizações.
 Realismo no Brasil
Literatura:Isaú e Jacó - Machado de Assis(Antônio e Amanda -3ªV01)
 Romantismo Norte-Americano
Teatro :Romeu e Julieta(Thainá e Johnata-2[ V01)

Alunos do Vespertino
Poesia:"People for Bikes"(kevin e Gabriel Rodrigues -2ª V01)
Música em Inglês:Letícia(2ªV01)
 Palestra:Doenças Sexualmente Transmissíveis- Professora Vera Fagundes

"As doenças sexualmente transmissíveis conhecidas como DST'S, são transmitas através de relação sexual sem camisinha,transfusão de sanguínea,uso de drogas injetáveis compartilhando seringas, canal do parto,durante a gestação.Os principais sinais de DST'Ssão:Corrimento uretral ,  úlceras genitais e e verrugas genitais.O tratamento é realizado por um profissional de saúde com a ultilização  de antibióticos.O principal método utilizado  para evitar  a transmissão é o sexo seguro,uso de preservativo."














Alunos do noturno ouvindo a palestra




terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alunos da Escola Araribóia são bi-campeões no futsal masculino , nos Jogos da Rede 2015



Professor de Educação Física:Wilson
FUTSAL MASCULINO
1º Lugar – EEEFM Araribóia - Pancas
2º Lugar – EEEFM Rubens Rangel - Colatina
3º Lugar –EEEFM José Damasceno Filho – Baixo Guandu

Vencedor Regional Futsal Masculino – EEEFM Araribóia – Pancas




Alunos comemoraram com muito barulho na escola ,a vitória sofrida, disputada nos pênaltis contra  Colatina.Parabéns Bi-campeões


"Professor da escola de Pancas fica rouco e leva time a triunfo no Na Rede.

A dedicação à equipe da Araribóia chamou a atenção de quem assistiu à partida.Professor de escola de Pancas fica rouco e leva time a triunfo no Na Rede (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi uma mistura de “corre, volta, atrás, chega junto, aqui, vai”, entre muitos outros comandos de ações.

Descrevendo o professor desta maneira, pode até parecer que ele tem um comportamento arbitrário, mas, ao contrário disso, ele é disciplinado e muito querido pelos alunos.

Pudera: ao final da partida, disputada contra a escola Januário Ribeiro, também de Pancas, os alunos- atletas ganharam até um lanche providenciado com carinho pelo professor.

- Este é o primeiro ano que estou com essa turma para disputar o Na Rede e levo toda a minha energia para a quadra. Isso faz com que eu e os alunos fiquemos na mesma sintonia e a equipe desempenhe um papel ainda melhor – revela Wilson, já com a voz rouca após os gritos de incentivo.

O time em questão foi campeão da etapa regional dos Jogos Na Rede no ano passado e, segundo ele, com o projeto, o espírito esportivo invade a escola, motivando os alunos.

Ainda restam mais quatro dias de competição na regional de Colatina até que se cheguem aos finalistas das modalidades de futsal, vôlei e handebol. As finais serão disputadas em Guarapari, em outubro".
 

Finais – Sesc Guarapari - 05 a 09 de outubro
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es.

VOLEIBOL FEMININO
1º Lugar – EEEFM Geraldo Vargas Nogueira - Colatina
2º Lugar – EEEFM Prof Carlos Mendes – Governador Lindemberg
3º Lugar –EEEFM Araribóia – Pancas

 Aguardem fotos

Professor de Ed.Física:Régis do Nascimento