- Identificação:
EEEEFM Araribóia
Disciplina:Língua Portuguesa
Período:07/02/2011 a 30/11/2011
Alunos: 9º ano(EF),2º e 3º (EM) matutino e vespertino
Professora:Enilda Maria de Santana Violetti
Ponto de contato:
História,Inglês,Espanhol,Física,Matemática ,Ed.Física,Geografia e Arte
Nº de alunos envolvidos: 700
Pedagógico:Lorena Zanotelli Grobério
Jeanine Schumacher
Diretor:Luiz Roberto Ulich
SRE:Colatina
Pancas –ES
Pedagógico:Lorena Zanotelli Grobério
Jeanine Schumacher
Diretor:Luiz Roberto Ulich
SRE:Colatina
Pancas –ES
2.Tema:Formando Leitores e Autores
3.Justificativa:
“A preocupação com a qualidade do ensino é cada vez maior em nosso país, dados comprovados pelo IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação), confirma que os brasileiros adultos não conseguem ler e escrever e fazer contas”.
Os próprios indicadores das escolas (em particular E.E.E.F.M. Araribóia) têm revelado um grande número de alunos com resultado desfavorável e de acordo com o PAEBES e ENEM, a dificuldade maior está na leitura, interpretação e produção.
Através de uma iniciativa coletiva entre professores, pedagogos e diretor, a escola desenvolveu e tem desenvolvido um trabalho pedagógico de leitura e produção textual, a fim de mudar esses dados.
Porém partindo do propósito, segundo Ana Gonzaga, Nova Escola Especial.
“Os professores também precisam ser bons leitores escritores”.
Ana Gonzaga (novaescola@atleitor.com.br)
4.Objetivos:
- Ampliar a competência comunicativa;
- Conviver, crítica e ludicamente, com situações de produção de textos, atualizando em diferentes suportes e sistemas de linguagem – escrita, oral, imagética, digital entre outras;
- Descobrir a importância da leitura à formação da cidadania;
- Apreciar a literatura a fim de melhorar as produções de texto escrito e oral;
- Reconhecer os diferentes gêneros textuais:editorial, artigo de opinião,carta ao leitor,crônica,conto ,romance ,música e outros;
- Produzir editorial , Crônica ,carta ao leitor,carta argumentativa e artigo de opinião.
5.Ações:
- Visita à biblioteca e comparação da leitura de diferentes gêneros textuais;
- Pesquisa na internet sobre vida e obras dos cronistas, contistas e romancistas da literatura brasileira e capixaba;
- Leitura de editoriais e crônicas dos jornais e revistas;
- Apresentação das características do editorial e crônica;
- Apreciação das histórias de vida de cada aluno ;
- Produção de crônica,carta argumentativa, carta ao leitor, editorial e artigo de opinião no caderno e no editor de texto;
- Apresentação e mostras dos textos produzidos no data show;
- Publicação dos textos no jornal e blog da escola e da comunidade;
- Mostra de pinturas retratando as obras dos clássicos da literatura brasileira e capixaba.
6.Recursos didáticos:
Lousa,livro didático,livros literários,revistas, jornais, murais,material audiovisual, computador(internet),diversidades de tipologias textuais,vídeo(DVD),rádio(CD),aparelho de som, microfone, data show e outros
Lousa,livro didático,livros literários,revistas, jornais, murais,material audiovisual, computador(internet),diversidades de tipologias textuais,vídeo(DVD),rádio(CD),aparelho de som, microfone, data show e outros
7. Referências Bibliográficas:
} Livros literários:Crônicas(Rubem Braga e Jô Soares)
} Jornais:Crônica (O PEDREGULHO ,A TRIBUNA e A GAZETA)
} Livro didático:
} PORTUGUÊS(Ensino fundamental)I.Rodrigues,Flávio Nigro.II.Campos,João Rocha.III.Adolar.IV.Galvão,Jean.V.Weigand,Roberto.VI.casal,Samuel.VII.casal,Samuel.VII.Título
} Espírito Santo (Estado) Secretaria da Educação.Ensino Médio.área de Linguagens e Códigos/Secretaria da Educação-Vitória:SEDU,2009
} 132p.26 cm-(Currículo Básico Escola Estadual; V. 01)
} MUSSAIN, Fernanda. Linguagens práticas de leitura e escrita , volume 1. São Paulo: Global: Ação Educativa
} Assessoria. Pesquisa e Informação,2004.(Coleção viver, aprender).
} Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Academia Brasileira de Letra: 5 ed.– São Paulo: Global,2009.
} www.amopancas.com.br
} www.educacao.es.gov.br
} www.domiopublico.gov.br
8.Avaliação:
Durante todo o desenvolvimento do projeto.
9.Anexos:
Slide(power point), fotos,teatro,textos manuscritos e impressos,mapa conceitual,Jornal AriNEWS pintura em tela e blog.
“Aquele que lê muito e anda muito,vê muito e sabe muito.”
(Miguel de Cervantes Saavedra)
(Miguel de Cervantes Saavedra)
Ler para escrever
“Textos informativos têm a função de abordar algum fato,transmitir dados,atualizar conceitos e ensinar sobre um tema.Isso é o que ocorre em reportagem de revistas,verbetes de enciclopédias,notícias de jornais,artigos de divulgação científica e livros didáticos.É sempre gostoso ler um texto com um estilo inventivo e bem escrito.Mas,no caso dos gêneros informativos,não resta dúvida: a ênfase é sobre o conteúdo que se escreve.”
Beatriz Santomauro,Nova Escola- Especial Produção de texto p.41
Ensinar a escrever para formar autores
“Até meados do século 20, as aulas de redação eram momentos de treino de caligrafia e não havia preocupação em explorar os aspectos discursivos do texto.Depois,e até bem pouco tempo atrás,ensinar a escrever estava relacionado somente ao trabalho com a gramática.De lá para cá,muita coisa mudou e hoje o trabalho com a escrita é focado nos diversos gêneros.Porém ensinar a escrever é ainda mais proveitoso se elas forem orientadas a aperfeiçoar cada vez mais o processo de produção do texto”.
Artigo Márcia V. Fortunato
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