segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Editorial:O sono na adolescência



Tema: Sono dos adolescentes e jovens

O sono é extremamente importante e benéfico para todos nós, e por isso, a sua ausência faz um tremendo mal. Um ser humano necessita de cerca de 9h de sono diário, e infelizmente, essa não tem sido a realidade de muitos. E isso vem causando um alvoroço enorme, e descontrolando firmemente o momento de descanso, essencial para o crescimento físico e intelectual dos jovens do século XXI.
Constata-se que, enquanto existem jovens que dormem demais, outros vêm relutando contra o sono, e os motivos são inúmeros. Para entender essa divergência, estudos foram feitos e apontam que, cerca de 50% dos jovens brasileiros já ingerem o álcool e têm envolvimento com entorpecentes, implicando-se a diminuição gradativa da produção do hormônio responsável pelo sono, a melatonina , deixando as pessoas mais ativas. A partir disso, surgem problemas como: sonolência, déficit de atenção, QI baixo, perca de memória constante e também, a falta de disposição.
Todos nós, seres humanos, precisamos adquirir o hábito de dormir o bastante para manter nosso relógio biológico em boas condições. Para isso, em um primeiro momento, faz-se necessário nos organizarmos no tempo, impondo limites, tais como: abrir mão do uso das tecnologias pelas madrugadas; safar-se de informações sobrecarregadas, assim como, evitar exercícios físicos e refeições pesadas no período noturno. Caso sejam admitidos problemas genéticos específicos, recomenda-se evitar a automedicação e solicitar um médico.
Contudo, ter uma vida saudável é complicado, embora não seja impossível. Há quem acredite que dormir bem e aproveitar o sono é a base fundamental para alcançar o bem-estar. Por isso, é importante salientar que, o problema com o sono vem afetando duramente muitas pessoas, dispondo prejuízos enormes, o que compromete friamente a saúde física, mental e comportamental dos nossos jovens.

Sílvio (3º V01)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário