quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Formando autores e leitores

  1. Identificação:
    EEEEFM Araribóia
    Disciplina:Língua Portuguesa
    Período:07/02/2011 a 30/11/2011
    Alunos: 9º ano(EF),2º e 3º (EM) matutino e vespertino
    Professora:Enilda  Maria de Santana Violetti
    Ponto de contato:

História,Inglês,Espanhol,Física,Matemática ,Ed.Física,Geografia e Arte

Nº de alunos envolvidos: 700
Pedagógico:Lorena Zanotelli Grobério
                     Jeanine  Schumacher
Diretor:Luiz Roberto Ulich
SRE:Colatina
Pancas –ES

2.Tema:Formando Leitores e Autores





3.Justificativa:

“A preocupação com a qualidade do ensino é cada vez maior em nosso país, dados comprovados pelo IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação), confirma que os brasileiros adultos não conseguem ler e escrever e fazer contas”.

Os próprios indicadores das escolas (em particular E.E.E.F.M. Araribóia) têm revelado um grande número de alunos com resultado desfavorável e de acordo com o PAEBES e ENEM, a dificuldade maior está na leitura, interpretação e produção.

Através de uma iniciativa coletiva entre professores, pedagogos e diretor, a escola desenvolveu e tem desenvolvido um trabalho pedagógico de leitura e produção textual, a fim de mudar esses dados.

Porém partindo do propósito, segundo Ana Gonzaga, Nova Escola Especial.

“Os professores também precisam ser bons leitores escritores”.

Ana Gonzaga (novaescola@atleitor.com.br)

4.Objetivos:

  • Ampliar a competência  comunicativa;
  • Conviver, crítica e ludicamente, com situações de produção de textos, atualizando em diferentes suportes e sistemas de linguagem – escrita, oral, imagética, digital entre outras;
  • Descobrir  a importância da leitura à formação da cidadania;
  • Apreciar a literatura a fim de melhorar as produções  de texto  escrito e oral;
  • Reconhecer os diferentes gêneros textuais:editorial, artigo de opinião,carta ao leitor,crônica,conto ,romance ,música e outros;
  • Produzir editorial , Crônica ,carta ao leitor,carta argumentativa e artigo de opinião.

5.Ações:


  • Visita à biblioteca  e comparação da  leitura de diferentes gêneros textuais;
  • Pesquisa na internet  sobre vida e obras dos cronistas, contistas e romancistas da literatura brasileira e capixaba;
  • Leitura de editoriais e crônicas dos jornais e revistas;
  • Apresentação das características do editorial e crônica;
  • Apreciação das histórias de vida de cada aluno ;
  • Produção de crônica,carta argumentativa, carta ao leitor, editorial e artigo de opinião no  caderno  e no editor de texto;
  • Apresentação e  mostras dos textos produzidos  no data show;
  • Publicação dos textos no jornal  e  blog da escola  e da comunidade;
  • Mostra de pinturas retratando as obras dos clássicos da literatura brasileira e capixaba.



6.Recursos didáticos:
Lousa,livro didático,livros literários,revistas, jornais, murais,material audiovisual,  computador(internet),diversidades de tipologias textuais,vídeo(DVD),rádio(CD),aparelho de  som, microfone, data show e outros

7. Referências Bibliográficas:

}  Livros literários:Crônicas(Rubem Braga e Jô Soares)                                  

}  Jornais:Crônica (O PEDREGULHO ,A TRIBUNA e A GAZETA)

}  Livro didático:

}  PORTUGUÊS(Ensino fundamental)I.Rodrigues,Flávio Nigro.II.Campos,João Rocha.III.Adolar.IV.Galvão,Jean.V.Weigand,Roberto.VI.casal,Samuel.VII.casal,Samuel.VII.Título

}  Espírito Santo (Estado) Secretaria da Educação.Ensino Médio.área de Linguagens e Códigos/Secretaria da Educação-Vitória:SEDU,2009

}  132p.26 cm-(Currículo Básico Escola Estadual; V. 01)

}  MUSSAIN, Fernanda. Linguagens práticas de leitura e escrita , volume 1. São Paulo: Global: Ação Educativa

}  Assessoria. Pesquisa e Informação,2004.(Coleção viver, aprender).

}  Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Academia Brasileira de Letra: 5 ed.– São Paulo: Global,2009.


}  www.amopancas.com.br    

}   www.educacao.es.gov.br


}  www.domiopublico.gov.br



8.Avaliação:

Durante todo o desenvolvimento do projeto.



9.Anexos:

Slide(power point), fotos,teatro,textos manuscritos e impressos,mapa conceitual,Jornal AriNEWS  pintura em tela e blog.





“Aquele que lê muito e anda muito,vê muito e sabe muito.”
(Miguel de Cervantes Saavedra)

Ler para escrever



“Textos informativos têm a função de abordar algum fato,transmitir dados,atualizar conceitos  e ensinar sobre um tema.Isso é o que  ocorre em reportagem de revistas,verbetes de enciclopédias,notícias de jornais,artigos de divulgação científica e livros didáticos.É sempre gostoso ler um texto com um estilo inventivo e bem escrito.Mas,no caso dos gêneros informativos,não resta dúvida: a ênfase é sobre o conteúdo que se escreve.”

                                                   Beatriz Santomauro,Nova Escola- Especial Produção de texto p.41



Ensinar a escrever para formar autores

“Até meados do século 20, as aulas de redação eram momentos de treino de caligrafia e não havia preocupação em explorar os aspectos discursivos do texto.Depois,e até bem  pouco tempo atrás,ensinar a escrever estava relacionado somente ao trabalho com a gramática.De lá para cá,muita coisa mudou  e hoje o trabalho com a escrita é focado nos diversos gêneros.Porém ensinar  a escrever é ainda mais proveitoso se elas forem orientadas a aperfeiçoar cada vez mais o processo de produção do texto”.

                                                                                                                                           Artigo Márcia V. Fortunato




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